Seminário sobre Prestação de Contas Eleitorais Eleições Municipais 2020

No dia 06.10.2020, o CRCRO, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), realizou o Seminário sobre Prestação de Contas Eleitorais Eleições Municipais 2020. 

O evento faz parte do calendário do Sistema CFC/CRC’s, ocorre a cada dois anos e é originado de uma parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E pela primeira vez foi realizado virtualmente, por meio do Aplicativo Zoom.

Participaram da abertura do evento o Presidente do CRCRO, CT José Cláudio Ferreira Gomes, a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRO, CT Elba Oliveira de Araújo, e o Assessor na Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias, o Sr. Paulo André Viana Cotta, representando o Presidente do TRE-RO, o Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia.

O Presidente do CRCRO ressaltou a importância da realização de um Seminário com esse tema além da relevância do profissional da contabilidade para o processo eleitoral.

O Sr. Paulo André Viana Cotta salientou que “o contador é essencial no sucesso do processo eleitoral”, tendo em vista a relevância das prestações de contas para a sociedade.

A primeira palestra, com o tema “Financiamento de Campanha e Gastos Eleitorais na Eleições Municipais 2020”, foi ministrada pelo Especialista em Contabilidade Eleitoral e Partidária Elson Amorim Simões, que também é Membro do Grupo de Trabalho do TSE/CFC de estudos da Contabilidade Eleitoral.

O Professor expôs brilhantemente sobre os temas relacionados a financiamento de campanha e gastos eleitorais, ressaltando a relevância da Contabilidade Eleitoral.

A segunda palestra, com o tema “Financiamento de Campanha e Prestação de Contas”, foi ministrada pelo representante do TRE-RO Paulo André Viana Cotta, que teve um viés mais voltado ao Sistema e demais pontos da prestação de contas específicos à atuação da Justiça Eleitoral.

O evento teve a presença de contadores, representantes partidários e demais pessoas interessadas sociedade.