REPRESENTES DO CRC-RO FAZEM PALESTRA PARA ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE EM CEREJEIRAS E FALAM DA IMPORTÂNCIA DO CONSELHO

O delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRC-RO), Jair de Oliveira Ferro, e o contador André Mendes Gonçalves da Silva (Membro do GT ICMS/CRC-RO), ministraram uma palestra para alunos do último ano da graduação em Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná (Unopar), polo de Cerejeiras. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira, 17.

Na palestra, os representantes do CRC-RO falaram sobre a importância do Conselho para a classe contábil, sendo o seu papel de orientar, disciplinar e fiscalizar a profissão contábil em território estadual. “O papel do Conselho não é apenas punir eventuais desvios dos contadores. Pelo contrário, muitas vezes o Conselho auxilia o profissional de Contabilidade a se prevenir de eventuais erros. O Conselho tem este papel indispensável em dar segurança profissional para o contador”, disse o delegado do CRC-RO, Jair de Oliveira Ferro.

Os representantes do CRC-RO apresentaram um perfil do próprio Conselho aos estudantes e também sobre o do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), órgão no qual os 26 Conselhos estaduais e um distrital estão subordinados.

Em Rondônia, segundo a apresentação do delegado Jair de Oliveira Ferro, o CRC-RO conta com uma sede, em Porto Velho, quatro subsedes e 18 delegacias espalhadas pelo interior do Estado, sendo que algumas delegacias estão localizadas juntas com as subsedes.

O delegado do CRC-RO, Jair de Oliveira Ferro, também falou da importância do Exame de Suficiência, aplicado anualmente pelo Conselho. “Esta avaliação permite que somente os profissionais realmente qualificados em Ciências Contábeis esteja, aptos a fazê-la, e que possam atuar no mercado. A profissão contábil exerce uma função muito séria, pois um contador desqualificado pode levar os negócios à falência. Ao exigir o Exame de Suficiência, o CRC-RO está protegendo as empresas de contadores não habilitados e muitas vezes não vocacionados para a profissão contábil”, disse o delegado.

No final da apresentação, os representantes do CRC-RO estimularam os acadêmicos de Contabilidade a seguirem a profissão, a fazerem o Exame de Suficiência e a se registrarem no CRC-RO. “O Conselho está mais perto de você e você precisa estar mais perto do Conselho. Precisamos valorizar a nossa profissão. A nossa região, o Estado e o País precisam de contadores para crescer. E quem sabe um dia algum de vocês possam fazer parte da diretoria do CRC-RO!?”, disseram os representantes da entidade que representa os contadores no Estado de Rondônia.