Terça, 19 de junho de 2018
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Artigos Científicos

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3 Proposal for the use of films on social and environmental responsibility in the context of the course of accounting sciences. PORTO, Wellington Silva; DUTRA, Fernanda de Assis; RIBEIRO, Marco Túlio José de Barros; LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira; SOUZA, José Arilson de

Diante da obrigatoriedade de incluir a educação ambiental em todos os níveis de ensino como uma disciplina integrada às demais, o objetivo deste artigo é verificar como os temas relacionados a responsabilidade socioambiental podem ser discutidos a partir da ótica do cinema em sala de aula. Para alcançar os resultados esperados, buscou-se conhecer os aspectos teórico-pedagógicos quanto ao uso do cinema em ambientes de aprendizagem; abordar a responsabilidade socioambiental em sala de aula no ensino superior a partir do contexto da transversalidade; mapear filmes que ilustram a questão da responsabilidade socioambiental; e propor um modelo de uma tabela de filmes compilados, minutados e contextualizados para uso em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e documental, pois os filmes são documentos cinegráficos que consistem em um tipo de obra literária no formato de imagens em movimento. A coleta de dados se deu com uma amostra não probabilística intencional, com a análise de 21 filmes, cujo escopo foi a catalogação, filtragem, seleção, edição, tabulação e apresentação de cenas que ilustram os temas relacionados à responsabilidade socioambiental, e que poderão ser utilizadas no contexto da sala de aula. Como resultado, a pesquisa organizou a minutagem de 64 cenas editadas e dispostas em uma tabela adaptada de Luz e Peternela (2012), contextualizando cada cena e vinculando-as às possíveis abordagens teóricas dos temas relacionados à responsabilidade socioambiental, que o docente poderá utilizar para ministrar as disciplinas dessa natureza no curso de Ciências Contábeis.

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2 Qualidade do serviço contábil a partir da percepção dos usuários e contabilistas na cidade de Cacoal, Rondônia. SENA, Mônica Figueira; ROSSONI, Estela Pitwak Esperar o melhor é natural. A melhor qualidade em serviços também é algo esperado, exigido, mas depende do que e de quem. Tendo em vista a importância e a expectativa de qualidade e aspectos ligados à imagem e valorização profissional, esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade da prestação dos serviços contábeis na cidade de Cacoal, Rondônia, segundo a perspectiva dos prestadores de serviços contábeis (contadores e técnicos em contabilidade) e dos usuários desses serviços (empresários e administradores de empresas). Assim, buscou-se identificar como a atuação dos profissionais da Contabilidade é percebida pelos pesquisados, tanto os pontos positivos como negativos. A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva, com análise em parte quantitativa e parte qualitativa. A coleta de dados se deu entre Outubro de 2015 e Janeiro de 2016 com apoio de questionário organizado em escala Likert de 6 pontos para ambas categorias e um segundo instrumento replicado da Escala Qualiscont, apenas aos contabilistas, visando aprofundamento quanto a percepção sobre si mesmos. Os dados obtidos permitiram identificar os usuários dos serviços contábeis atribuem importância do profissional da Contabilidade e dos seus serviços para o bom andamento dos negócios, embora identifiquem também uma participação ainda pequena desses profissionais no cotidiano das empresas. Por outro lado, os contadores e técnicos em Contabilidade, embora sintam facilidade em conseguir trabalho pela diversidade de atuações proporcionada pela formação na área, se sentem mal remunerados e pouco valorizados pela sociedade, em contraposição à responsabilidade ética, profissional, civil e até criminal quanto aos serviços por eles realizados.

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1 Dimensões da qualidade do serviço contábil: construção e validação de uma escala OLIVEIRA, Deyvison de Lima; PITWAK ROSSONI, Estela; FREITAS, Henrique Mello Rodrigues ; SLONGO, Luiz Antonio Embora existam inúmeros instrumentos na literatura de qualidade de serviços, o campo dos serviços contábeis carece de instrumento específico. Tendo em vista as peculiaridades desse serviço e a necessidade de ajustes das escalas genéricas aos respectivos contextos, objetiva-se apresentar a construção de uma escala para avaliação desse segmento, partindo de uma Escala base INDSERV validada por Gounaris (2005) em outros serviços B2B. Da consulta a 32 especialistas sobre a validade dos itens da INDSERV aos serviços contábeis, oportunizando eventuais alterações, obteve-se a confirmação dos itens originais e a inclusão de outros oito. A escala resultante foi testada com entrevistas a 103 clientes do serviço contábil de duas cidades do Estado de Rondônia. Após refinamento estatístico da escala, confirmou-se a permanência de 16 itens da Escala base e a inclusão de seis novos itens. Quatro dimensões com seus respectivos itens foram identificadas para avaliação da qualidade do serviço contábil, sendo denominadas “Legal”, “Gerencial”, “Organizacional” e “Pessoal”. Baixe o artigo aqui.