Domingo, 19 de novembro de 2017
No Link ao lado, você acessa todos os serviços profissionais on-line oferecidos como: cadastro, certidões, emissão de alvará, atualizações de cadastro, comunicações e outros.
ACESSE AQUI
Artigos Científicos

Realize o download de artigos científicos publicados.

 

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS.
ORDEM
NOME DO ARTIGO
NOME DO AUTOR(A) RESUMO DO ARTIGO
DOWNLOAD
1 Dimensões da qualidade do serviço contábil: construção e validação de uma escala OLIVEIRA, Deyvison de Lima; PITWAK ROSSONI, Estela; FREITAS, Henrique Mello Rodrigues ; SLONGO, Luiz Antonio Embora existam inúmeros instrumentos na literatura de qualidade de serviços, o campo dos serviços contábeis carece de instrumento específico. Tendo em vista as peculiaridades desse serviço e a necessidade de ajustes das escalas genéricas aos respectivos contextos, objetiva-se apresentar a construção de uma escala para avaliação desse segmento, partindo de uma Escala base INDSERV validada por Gounaris (2005) em outros serviços B2B. Da consulta a 32 especialistas sobre a validade dos itens da INDSERV aos serviços contábeis, oportunizando eventuais alterações, obteve-se a confirmação dos itens originais e a inclusão de outros oito. A escala resultante foi testada com entrevistas a 103 clientes do serviço contábil de duas cidades do Estado de Rondônia. Após refinamento estatístico da escala, confirmou-se a permanência de 16 itens da Escala base e a inclusão de seis novos itens. Quatro dimensões com seus respectivos itens foram identificadas para avaliação da qualidade do serviço contábil, sendo denominadas “Legal”, “Gerencial”, “Organizacional” e “Pessoal”.

Baixe o artigo aqui.

2 Qualidade do serviço contábil a partir da percepção dos usuários e contabilistas na cidade de Cacoal, Rondônia. SENA, Mônica Figueira; ROSSONI, Estela Pitwak Esperar o melhor é natural. A melhor qualidade em serviços também é algo esperado, exigido, mas depende do que e de quem. Tendo em vista a importância e a expectativa de qualidade e aspectos ligados à imagem e valorização profissional, esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade da prestação dos serviços contábeis na cidade de Cacoal, Rondônia, segundo a perspectiva dos prestadores de serviços contábeis (contadores e técnicos em contabilidade) e dos usuários desses serviços (empresários e administradores de empresas). Assim, buscou-se identificar como a atuação dos profissionais da Contabilidade é percebida pelos pesquisados, tanto os pontos positivos como negativos. A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva, com análise em parte quantitativa e parte qualitativa. A coleta de dados se deu entre Outubro de 2015 e Janeiro de 2016 com apoio de questionário organizado em escala Likert de 6 pontos para ambas categorias e um segundo instrumento replicado da Escala Qualiscont, apenas aos contabilistas, visando aprofundamento quanto a percepção sobre si mesmos. Os dados obtidos permitiram identificar os usuários dos serviços contábeis atribuem importância do profissional da Contabilidade e dos seus serviços para o bom andamento dos negócios, embora identifiquem também uma participação ainda pequena desses profissionais no cotidiano das empresas. Por outro lado, os contadores e técnicos em Contabilidade, embora sintam facilidade em conseguir trabalho pela diversidade de atuações proporcionada pela formação na área, se sentem mal remunerados e pouco valorizados pela sociedade, em contraposição à responsabilidade ética, profissional, civil e até criminal quanto aos serviços por eles realizados.

Baixe o artigo aqui.