Sábado, 25 de novembro de 2017

Auditoria

Apesar de muitos acontecimentos negativos para os Auditores Independentes ocorridos no Brasil e no exterior, a atividade e o trabalho de auditoria é uma função de grande prestígio e reconhecimento no País.

Os avanços econômicos e tecnológicos e os estudos literários de auditoria no Brasil, nos últimos anos, aliados aos eventos inoportunos acontecidos na gestão de grandes empresas internacionais, permitiram ao profissional de auditoria refletir sobre:

a)     a importância do trabalho do auditor para a gestão dos negócios;

b)     o quanto a atividade pode contribuir para os avanços dos controles financeiros e de negócios de uma atividade empresarial.

É notório que as medidas tomadas na legislação brasileira em relação à pessoa do auditor e o processo de auditoria estabelecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) forçaram a ampliação do nível de qualificação, permitindo avanços significativos no prestígio do profissional. Acompanhado pela própria classe de profissionais, indicando a maturidade deste segmento.

O prestígio da profissão e da função dos auditores foi afetado, mas, ao mesmo tempo, com o objetivo de demonstrar comprometimento com a Nação, a classe contábil reagiu com seriedade e responsabilidade, propondo e realizando mudanças na legislação, com relação ao trabalho, ao papel e às funções dos auditores independentes.

A função exercida pelo Auditor Independente é imprescindível para a credibilidade do mercado, sendo um instrumento de inestimável valor na proteção dos investidores, na medida em que zela pela fidedignidade e pela confiabilidade das Demonstrações Contábeis da entidade auditada, em atendimento às melhores práticas contábeis adotadas.

Na atualidade, os usuários das Demonstrações Contábeis requerem e sabem da importância do trabalho do auditor, pois o mesmo gera, entre diversos retornos, um de forma evidente: a exatidão e a clareza das análises das Demonstrações Contábeis, inclusive, os dados da divulgação em notas explicativas de informações indispensáveis à leitura (visualização) da situação patrimonial e financeira e dos resultados, das origens e das aplicações de recursos e da geração de caixa dos negócios, o gerenciamento do capital de giro e, por fim, a credibilidade das informações das riquezas (recursos) da entidade auditada.

Considerando que a confiabilidade do mercado em relação à competência e à independência dos auditores é um requisito fundamental a ser mantido, o Conselho Federal de Contabilidade e o demais órgãos vinculados à profissão entenderam que deveriam revisar as suas normas e instituir  novos mecanismos que visassem à proteção e à valorização dos auditores, bem como apresentar trabalhos transparentes e com as necessárias garantias ao País.

O Exame de Qualificação Técnica, o Programa de Educação Continuada e os controles de qualidade internos e externos são exemplos de medidas que foram tomadas com o objetivo de dotar os Auditores Independentes brasileiros de maior capacitação técnica.

É de fundamental importância que os Auditores Independentes do Brasil, além dos Princípios Fundamentais da Contabilidade, conheçam as resoluções editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, com destaque para as Normas Brasileiras de Contabilidade Profissionais, as Normas para Educação Profissional Continuada, o Exame de Qualificação Técnica e o Cadastro Nacional de auditores Independentes, Normas de Auditoria Independentes das Demonstrações Contábeis e Orientações sobre Educação e Formação Técnica e Profissional do Auditor.

RECOMENDAÇÃO:

A empresa de auditoria e auditores independentes apresentarem as informações anuais sobre os clientes, corpo técnico e faturamento ao Conselho Regional de Contabilidade. O prazo para envio é até 30 de junho de cada ano, atendendo às Resoluções CFC nº 821 e 851 na forma regulamentada pela NBC P1 IT 01.